Dra. Ludmila Pedrosa

Transplante Capilar

Como contornar a calvície?
A perda de cabelos pode ser um grande problema para a autoestima de quem sofre com a condição. Por isso, buscar e ter opções de tratamentos inovadores e únicos é essencial para que se obtenha bem-estar e qualidade de vida. Logo, na busca por proporcionar uma melhora da autoestima de meus pacientes, busquei me especializar em tratamentos voltados para os cabelos. Isso inclui transplante capilar com as técnicas FUE e FUT, MMP capilar, entre outros.

Calvície (alopecia androgenética)

Até 50% dos homens entre 50-60 anos apresentam calvície. é geneticamente determinada e evolui progressivamente.

Na busca por proporcionar uma melhora da autoestima dos meus pacientes, me especializei e realizo tratamentos voltados para a restauração dos cabelos, primando sempre pela segurança durante todos procedimentos e atualização continua de técnicas e tecnologias. 

Nos homens, é classificada em 7 graus. A depender do grau da calvície, precisamos de tratamentos específicos.

Transplante Capilar

O transplante capilar pela técnica FUE (Follicular Unit Extraction) é uma cirurgia que consiste na remoção dos cabelos (unidades foliculares) da área doadora do próprio paciente e implantação dessas unidades para a área calva (área receptora). Nessa técnica, retiramos as unidades foliculares uma a uma e depois as implantamos na área receptora.
 
Vou ficar com a cicatriz linear no couro cabeludo?
Não, realizamos a técnica FUE, em que retiramos as unidades foliculares uma a uma da área doadora (que costuma ser na região próxima à nuca). Com isso, há a formação de MICROcicatrizes que são invisíveis a olho nu. Além disso, o cabelo localizado ao lado dessa microcicatriz, a cobre e fica imperceptível. Esse receio da cicatriz linear ocorre porque antigamente o transplante capilar era realizado com a remoção de uma faixa de couro cabeludo, que deixava a tal cicatriz linear (técnica FUT). Hoje utilizamos a técnica FUT para casos selecionados de pacientes.

É necessário raspar o cabelo para operar?!
Em homens, a depender da extensão da calvície, na maioria das vezes é necessário raspar os cabelos. Mas fique tranquilo, logo os cabelos crescem. Nas mulheres, utilizamos técnicas que permitem que não seja necessário raspar todos cabelos do couro cabeludo. 

Meu cabelo vai ficar natural?
Sim, uma vez que, durante a sua cirurgia, fazemos um estudo da qualidade e espessura dos seus fios. Dessa forma, escolhemos os locais mais adequados para serem implantados. Na linha de implantação frontal (“linha de frente”do seu couro cabeludo) implantamos as unidades foliculares que tem apenas 1 fio e com fios mais finos. Com isso, teremos um resultado natural e discreto, sem aquele aspecto de “cabelo de boneca”.

Vou sentir dor?
Não, uma vez que contamos com um anestesista para fazer a sedação e aplicamos anestésico no local a ser operado. Fique tranquilo, você já vai acordar cabeludo!

Após quanto tempo aparece o resultado?
Nos primeiros 2 meses, os fios implantados na área calva caem temporariamente. Cerca de 4 meses após, os novos fios crescem, com 6 meses o couro cabeludo já está com grande cobertura. O resultado final é em 12 meses. 

Qual a idade ideal para fazer o transplante capilar?
Não existe idade ideal. O importante é que seja avaliado: 1) o grau da sua calvície 2) qualidade e quantidade dos fios área doadora 3) ajustar o tratamento clínico

Como é a recuperação e quais os cuidados após a cirurgia?
Apesar do implante capilar ser um procedimento longo, o processo de recuperação é rápido. Em geral, em 7 a 10 dias você não tem mais a aparência que realizou a cirurgia. Quem têm uma rotina de trabalho em escritório conseguem voltar a trabalhar em dois ou três dias. É recomendado que evite tomar sol por um mês. O uso de boné está liberado, no entanto, o uso de capacete só pode ser realizado após 30 dias. Atividades de lazer na piscina, rio ou mar, somente após 15 dias.

MMP capilar

MMP ou Microinfusão de Medicamentos na Pele trata-se de um procedimento feito na consultório em que há a aplicação de medicações específicas que proporcionam o crescimento e aumento da espessura dos fios. Pode ser feito antes ou após o transplante capilar.

Dúvidas?